Ficamos muito satisfeitos por sermos convidados a participar neste projeto inovador Erasmus, que foi iniciado pelos nossos colegas em Madrid, enquanto compartilhamos a sua paixão pelos benefícios da terapia aquática. No entanto, temos que admitir que a ideia de sessões de terapia interdisciplinar na piscina que incluía professores é uma nova Era nova para nós, ficamos muito animados em aprender com as experiências de Madrid, especialmente porque sentimos que tinha um grande potencial para ajudar os usuários dos nossos serviços.

O nosso envolvimento com o projeto realmente teve sentido após a nossa primeira  reunião de equipa em Madrid, em fevereiro de 2020, onde os planos para o projeto foram discutidos. Também tivemos a oportunidade de ver como os nossos colegas de Madrid colocaram em prática as sessões de terapia aquática interdisciplinar, o que foi muito motivador. Foi muito bom conhecer pessoalmente os outros membros da equipa madrilena e madeirense.

Infelizmente, apenas algumas semanas depois de voltarmos de Madrid, a pandemia de Covid 19 atingiu a Irlanda e a nossa piscina está fechada desde então, portanto, não conseguimos realizar nenhuma sessão na piscina. No entanto, continuamos a trabalhar no projeto das seguintes maneiras:

  • Concluímos o treino virtual da equipe em fisioterapia aquática em preparação para quando poderemos iniciar as sessões de piscina. A equipe em Madrid também preparou recursos de treinamento úteis para aprendermos.
  • Nossos usuários do serviço participaram de concurso para escolha de logomarca para o projeto. Parabéns a Chloe e Finhas cujo logo ganhou o concurso irlandês e nos representou no concurso internacional.
  • No entanto, nosso principal envolvimento no projeto BeWater tem sido rever e contribuir para o desenvolvimento de guias para terapeutas e famílias que desejam realizar sessões de terapia interdisciplinar na piscina. A equipe irlandesa, especialmente Sarah, também está desenvolvendo o site BeWater para que possamos compartilhar informações sobre o projeto. Estamos nos acostumando a fazer esse trabalho por meio de tecnologias como Skype, Dropbox e Zoom, pois elas nos permitiram nos comunicar e continuar compartilhando ideias com a equipa durante a pandemia Covid 19. Embora, mal possamos esperar para novamente poder colaborar pessoalmente.

Estamos aproveitando a oportunidade de participar desta partilha internacional de ideias e práticas e, esperamos continuar a contribuir com o projeto. Estamos expetantes, mantendo os nossos dedos cruzados, para que as restrições da Covid 19 sejam liberadas em breve para reabrir nossa piscina. Mal podemos esperar para retomar as sessões na água e colocar em prática algumas das novas ideias que aprendemos ao participar do projeto.

Para obter mais informações e acompanhar nosso progresso, confira nosso

Página internet:  http://bewatererasmus.eu

Faccebook:  https://www.facebook.com/BeWaterEU

Twitter:  https://twitter.com/BewaterErasmus