Terapia Ocupacional no meio aquático 

 

  • Disciplina 

A Federação Mundial de Terapeutas Ocupacionais (WFOT), considera a Terapia Ocupacional como uma profissão de saúde que lida com a promoção da Saúde e, do Bem-estar por meio da ocupação. O principal objetivo da terapia ocupacional é treinar as pessoas para participarem nas suas atividades da vida diária(AVD). Os terapeutas alcançam esse resultado permitindo que os indivíduos realizem as tarefas que otimizarão sua capacidade de participação, ou por vezes modificando o ambiente para que reforce a participação. 

  • O que você faz e para quê? 

A Terapia Ocupacional no cuidado oferecido aos alunos, promove o desenvolvimento da autonomia na Unid

ade de Terapia Aquática, como também potencializará a eficácia do tratamento, devido ao enriquecimento deste ambiente, pelas propriedades Mecânicas da Água. As propriedades da água aliadas a intervenções terapêuticas específicas (atividade, utilizada como meio ou fim, Halliwich Concept e Watsu Therapy) facilitam o alcance dos objetivos terapêuticos propostos e, por outro lado, a utilização dos vestiários proporciona o espaço ideal para a realização de um treino básico atividades da vida diária (higiene corporal e pessoal através da atividade de banho, secagem do cabelo, vestir/despir...) que, se não fosse possível este ambiente, os alunos não seriam capazes de treinar de forma real, favorecendo também a generalização da aprendizagem para os demais ambientes em que os alunos atuam. 

 

  • Objetivo principal 

O principal objetivo da Terapia Ocupacional é estimular os componentes sensório-motores e cognitivos necessários para promover a independência e autonomia nas atividades da vida diária. 

 

  • Benefícios 

Os benefícios que a Terapia Ocupacional no meio aquático pode  promover melhorias ao nível social, psicológico, cognitivo, sensorial e emocional e ao nível das habilidades motoras, todos eles terão impacto nas áreas de desempenho das AVD, áreas de desempenho que têm maior enfoque para o projeto. 

 

  • Metodologia Transdisciplinar

A metodologia transdisciplinar aplicada no nosso Programa assenta em três pontos-chave: Avaliação conjunta; Lançamento de objetivos comuns a partir das quatro disciplinas; e Desenvolvimento de sessões comuns. 

Trabalhamos com quatro profissionais, Fisioterapia, Pedagogia Terapêutica, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional e os alunos frequentam as sessões de terapia na água em uma dessas quatro disciplinas, colocamos em prática uma metodologia transdisciplinar, pela qual as quatro disciplinas, e os campos que cada um deles engloba, fundem-se levando a uma abordagem global. 

Da mesma forma, nesta metodologia há um feedback /coordenação que inclui famílias, professores, unidade de hidroterapia e, demais profissionais da Equipe Poséidon (assistentes). 

 

  • Conclusões

As conclusões gerais dos trabalhos realizados no Programa Poseidón e que podem ser obtidas a partir de todos os anteriores são as seguintes: 

A intervenção transdisciplinar no ambiente aquático enriquece outras terapias. 

Meio alternativo para aprendizagem convencional. 

Água: meio facilitador e motivador. 

Melhorias dos componentes do deficitários.